terça-feira, 10 de novembro de 2009

ALUNOS DA ESCOLA EM ATIVIDADE FISICA






PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS ACOMPANHA-SE DE BENEFÍCIOS QUE SE MANIFESTAM SOB TODOS OS ASPECTOS DO ORGANISMO. DO PONTO DE VISTA MÚSCULO-ESQUELÉTICO, AUXILIA NA MELHORA DA FORÇA E DO TÔNUS MUSCULAR E DA FLEXIBILIDADE, FORTALECIMENTO DOS OSSOS E DAS ARTICULAÇÕES. NO CASO DE CRIANÇAS, PODE AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES PSICOMOTORAS.

COM RELAÇÃO À SAÚDE FÍSICA, OBSERVAMOS PERDA DE PESO E DA PORCENTAGEM DE GORDURA CORPORAL, REDUÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM REPOUSO, MELHORA DO DIABETES, DIMINUIÇÃO DO COLESTEROL TOTAL E AUMENTO DO HDL-COLESTEROL (O "COLESTEROL BOM"). TODOS ESSES BENEFÍCIOS AUXILIAM NA PREVENÇÃO E NO CONTROLE DE DOENÇAS, SENDO IMPORTANTES PARA A REDUÇÃO DA MORTALIDADE ASSOCIADA A ELAS. VEJA, A PESSOA QUE DEIXA DE SER SEDENTÁRIA E PASSA A SER UM POUCO MAIS ATIVA DIMINUI O RISCO DE MORTE POR DOENÇAS DO CORAÇÃO EM 40%! ISSO MOSTRA QUE UMA PEQUENA MUDANÇA NOS HÁBITOS DE VIDA É CAPAZ DE PROVOCAR UMA GRANDE MELHORA NA SAÚDE E NA QUALIDADE DE VIDA.

JÁ NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL, A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS AJUDA NA REGULAÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS RELACIONADAS AO SISTEMA NERVOSO, MELHORA O FLUXO DE SANGUE PARA O CÉREBRO, AJUDA NA CAPACIDADE DE LIDAR COM PROBLEMAS E COM O ESTRESSE. ALÉM DISSO, AUXILIA TAMBÉM NA MANUTENÇÃO DA ABSTINÊNCIA DE DROGAS E NA RECUPERAÇÃO DA AUTO-ESTIMA. HÁ REDUÇÃO DA ANSIEDADE E DO ESTRESSE, AJUDANDO NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO.

A ATIVIDADE FÍSICA PODE TAMBÉM EXERCER EFEITOS NO CONVÍVIO SOCIAL DO INDIVÍDUO, TANTO NO AMBIENTE DE TRABALHO QUANTO NO FAMILIAR.

INTERESSANTE NOTAR QUE QUANTO MAIOR O GASTO DE ENERGIA, EM ATIVIDADES FÍSICAS HABITUAIS, MAIORES SERÃO OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. PORÉM, AS MAIORES DIFERENÇAS NA INCIDÊNCIA DE DOENÇAS OCORREM ENTRE OS INDIVÍDUOS SEDENTÁRIOS E OS POUCO ATIVOS. ENTRE OS ÚLTIMOS E AQUELES QUE SE EXERCITAM MAIS, A DIFERENÇA NÃO É TÃO GRANDE. ASSIM, NÃO É NECESSÁRIA A PRÁTICA INTENSA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA QUE SE GARANTA SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. O MÍNIMO DE ATIVIDADE FÍSICA NECESSÁRIA PARA QUE SE ALCANCE ESSE OBJETIVO É DE MAIS OU MENOS 200KCAL/DIA. DESSA FORMA, ATIVIDADES QUE CONSOMEM MAIS ENERGIA PODEM SER REALIZADAS POR MENOS TEMPO E COM MENOR FREQÜÊNCIA, ENQUANTO AQUELAS COM MENOR GASTO DEVEM SER REALIZADAS POR MAIS TEMPO E/OU MAIS FREQÜENTES.

Nenhum comentário: